Celpe-Bras. A Estrutura da Prova Oral Em Detalhes!

A Parte Oral do Celpe-Bras consiste em uma interação face a face de 20 minutos entre o examinando e o entrevistador, poderá ser gravada em áudio ou em vídeo e divide-se em duas partes:

A Primeira Parte da interação, com duração de aproximadamente 5 minutos, consiste em uma conversa sobre interesses pessoais do examinando, a partir das informações dadas por ele no formulário de inscrição (família, hobbies, profissão, entre outros).

  

A Segunda Parte, com duração de aproximadamente 15 minutos, consiste em uma conversa a partir dos Elementos Provocadores – pequenos textos e imagens de temas variados do cotidiano que circulam na imprensa brasileira (ecologia, educação, esportes etc.). No total, são 3 Elementos Provocadores (EP). 

O examinando terá o tempo de aproximadamente 1 minuto, para ler e observar cada EP e depois conversar com o entrevistador, seguindo um roteiro de perguntas previamente elaborado.

Para cada EP, o examinando deverá responder a uma pergunta inicial que tem como objetivo explorar o entendimento geral do assunto que será abordado (compreensão do texto e da imagem). Esse entendimento pode incluir a compreensão de termos específicos (gírias, regionalismos, expressões idiomáticas, vocabulário etc.).

  

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO

O examinando será avaliado por dois examinadores, chamados de entrevistador e observador. No entanto, apenas o entrevistador interage com o examinando. Os aspectos avaliados durante a interação face a face são:

  1. Compreensão da fala do entrevistador;
  2. Competência para interagir em Língua Portuguesa;
  3. Fluência;
  4. Domínio de vocabulário e de estruturas da Língua Portuguesa;
  5. Pronúncia.