Olá! Aqui é Ricardo Filgueira, professor de português, Designer Instrucional e criador deste podcast.
Como você já deve saber, eu moro em São Paulo desde 2015 e logo nos primeiros dias na cidade, eu percebi uma coisa: as pessoas fumam muito por aqui. E se você já passou pelo menos um dia em São Paulo, também deve ter percebido isso.
Eu sou de São Luís, Maranhão, e lá tem fumantes, claro, mas nem se compara com São Paulo. Aqui tem tanto fumante que é praticamente impossível você andar um quarteirão e não passar por alguém com um cigarro na boca. Sério, eu não estou exagerando e eu vou te provar isso. Escuta… segundo dados do próprio Ministério da Saúde, 9,3% dos brasileiros têm o hábito de fumar e em São Paulo 12,5% de seus habitantes são fumantes.
A cidade de São Paulo tem atualmente 12 milhões de habitantes, fazendo as contas, aqui há um milhão quatrocentos e quarenta mil fumantes. Isso é mais que a população de São Luís inteira, que tem um milhão de habitantes. Cara, que loucura!
➡️ Notícias, cultura brasileira e dicas de português no Facebook
➡️ Minha rotina no Instagram
➡️ Imagens do Brasil e dicas de português no Pinterest
➡️ Cultura brasileira e aulas de português no YouTube
Mas, por incrível que pareça, São Paulo não é a capital com maior número de fumantes. A cidade que leva o primeiro lugar é a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Lá 14,4% da população afirma ter o hábito de fumar.
A cidade gaúcha lidera o ranking do fumo, seguida de São Paulo com 12,5% e Curitiba com 11,4%. Entre os menos fumantes, estão Salvador (4,8%), São Luís (4,8%) e Belém (4,9%).
Se você quiser ver a classificação geral, com todas as capitais, acesse portuguesdobrasil.com.br/brasilcomricardo e busque pelo episódio 8. Nesse mesmo endereço você vai encontrar o vocabulário e a transcrição deste áudio.
Ok, voltando ao assunto… Atualmente São Paulo tem muitos fumantes, mas 10 anos atrás tinha muito mais. Em 2009, 18,8% dos paulistanos eram fumantes.
Mas, então, o que aconteceu? Como São Paulo diminuiu tanto o número de fumantes, de 18% para 12%? A responsável por essa mudança foi a Lei Antifumo, que completou dez anos em maio de 2019.
A Lei proíbe o cigarro em recintos de uso coletivo, total ou parcialmente fechados, incluindo ambiente de trabalho, de estudo, de cultura, de culto religioso, de lazer, de esportes ou de entretenimento, além de áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes etc.
Nos primeiros anos, a Lei Antifumo encontrou muita resistência, mas hoje em dia, quem quer acender um cigarro vai para o lado de fora, esse comportamento já é “automático”. Um alívio para os não-fumantes.
Ser fumante passivo é horrível! Quando eu percebo que vou passar por um fumante, eu prendo a respiração, e às vezes, até mudo de calçada. E nas paradas de ônibus, então… O fumante aproveita cada minuto para dar algumas tragadas até a chegada do ônibus. Você acha que fugir da fumaça de cigarro é um exagero meu? Não é não!
Olhá só: a fumaça do cigarro contém em média três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala!
A exposição involuntária à fumaça do tabaco pode causar desde reações alérgicas como tosse, rinite e conjuntivite até câncer do pulmão, quando a pessoa é exposta por períodos longos.
E para alegria e saúde dos que não fumam, mais uma lei entrou em vigor recentemente: desde 2019, é proibido fumar nos parques públicos municipais da cidade.
Não é mais permitido o consumo de cigarros, cigarros eletrônicos (vape), charutos, cachimbos, narguilés ou qualquer produto fumígeno, derivado ou não do tabaco. Quem for pego em flagrante fumando nos parques estará sujeito a uma multa de R$ 500,00.
Certíssimo! Cara, não faz sentido fumar num espaço onde as pessoas vão para se exercitar, passear com a família, apreciar a natureza, respirar ar puro.
Além de poluir o ar que respiramos, o fumante ainda contribui para o aumento da sujeira na cidade. As ruas de São Paulo são cheias bitucas. Horrível, cara, horrível!
Então, caro aluno-ouvinte, esse foi mais episódio do Brasil Com Ricardo. Obrigado por me ouvir e até o próximo sábado! Fui!
?Você pode seguir meu podcast no PodBean , Spotify ou Google Podcasts. Para baixar o arquivo em MP3, clique no ícone da seta para baixo localizado no player do áudio, no início desta página.
?♂️?♀️Envie sua sugestão de assunto, elogio ou crítica via Facebook ou Instagram
Vocabulário
Nem se compara com São Paulo: It doesn’t even compare to São Paulo
Cigarro: cigarette
Ministério da Saúde: Ministry of Health
Fazendo as contas: doing the math
Por incrível que pareça: as incredible as it may seem; oddly enough
Lidera o ranking do fumo: it leads the ranking of tobacco
Paulistanos: quem nasce na capital de São Paulo
Completou 10 anos em maio: it turned 10 in May
Recinto: site, enclosure
Culto religioso: religious worship
Um alívio: a relief
Eu prendo a respiração: I hold my breath
Fugir da fumaça: escape from smoke; run off the smoke
Tragada: puff
Inala: inhale
Câncer do pulmão: lung cancer
Charutos, cachimbos, narguilés: cigars, pipes, hookahs
Fumígeno: que produz fumo ou fumaça
Quem for pego em flagrante: Who is caught in the act, caught red-handed
Estará sujeito a uma multa: it will be subject to a fine
Certíssimo: absolutely right
Bituca: ponta de cigarro fumado (cigarette butt)