Bom dia, boa tarde, boa noite, aluno-ouvinte!
Hoje eu quero te apresentar um dos meus lugares preferidos em São Paulo.
Esse lugar foi inaugurado em 1982 e até hoje ainda é considerado um dos principais espaços culturais da cidade. O espaço possui quatro pavimentos e ocupa um quarteirão inteiro, numa área de 46.500 m².
Ele fica na Rua Vergueiro, ao lado da estação de metrô. Você que mora em São Paulo, sabe de qual espaço estou falando? Exatamente! Eu estou falando do Centro Cultural São Paulo.
Localizado entre a Rua Vergueiro e a Avenida 23 de Maio, o Centro Cultural São Paulo se integra à paisagem da cidade. Uma peculiaridade do CCSP é que sua arquitetura não obedece a padrões pré-estabelecidos. É um prédio tão amplo, tão grande que me dá impressão de estar dentro de um hangar.
Atividades
O Centro Cultural São Paulo é uma instituição pública que oferece várias atividades culturais e educativas, como: teatro, cinema, dança, exposições, bibliotecas, oficinas etc. Olha, é tanta coisa pra se fazer nesse lugar… Vou começar falando pela parte que eu mais gosto: as bibliotecas.
Por dia, cerca de mil pessoas frequentam as bibliotecas do CCSP. A maior delas é a Sérgio Milliet; ela é a segunda maior biblioteca pública da cidade de São Paulo, e possui um acervo com mais de 110 mil títulos. Você vai achar livro sobre qualquer área: língua e literatura, medicina, biologia, jardinagem, marketing, história, filosofia, arte…
E o melhor de tudo: Você pode se cadastrar para fazer empréstimo de livros, no máximo quatro. Para se cadastrar, basta apresentar um documento com foto e um comprovante de endereço recente.
➡️ Notícias, cultura brasileira e dicas de português no Facebook
➡️ Minha rotina no Instagram
➡️ Imagens do Brasil e dicas de português no Pinterest
➡️ Cultura brasileira e aulas de português no YouTube
Outra biblioteca é a Louis Braille. Ela foi planejada para atender pessoas com deficiência visual e reúne cerca de 5.000 títulos, entre livros em braille e audiolivros, além de computadores com programas específicos para a acessibilidade dos frequentadores.
E por último, temos a Gibiteca, que possui uma coleção com mais de 10 mil títulos. Gibi é o mesmo que revista em quadrinho.
Além das bibliotecas, teatro e cinema, o CCSP também oferece espaços e atividades para diversos públicos. Vou falar sobre alguns de uma forma bem resumida. Mas, se você quiser mais detalhes, veja o meu álbum de fotos no Pinterest e links no final da transcrição deste áudio.
E falando em áudio, eu descobri uma coisa muito interessante… No fundo da biblioteca Sérgio Milliet há uma área onde você pode ouvir discos de vinil raros de vários cantores brasileiros e estrangeiros (discoteca Oneyda Alvarenga). Tem Luiz Gonzaga, Beatles, Gal Costa, Dire Straits… É só você escolher o seu disco e pedir para um funcionário colocar no toca-discos. Eu tirei algumas fotos do lugar, tá tudo lá no Pinterest.
Além das bibliotecas, o CCSP tem também uma área para jogar xadrez, uma área externa com acesso grátis à internet e com várias mesas, é praticamente um coworking ao ar livre.
Outra coisa bem bacana do Centro Cultural é que ele possui dois jardins suspensos, de onde é possível ter ampla vista da cidade. Olha, é tanta coisa pra se fazer que você poderia passar um dia inteiro lá!
Ah! Eu gostaria de fazer uma observação. A maioria dos espaços tem entrada gratuita, mas o acesso às sessões do cinema e a alguns eventos são pagos, mas com um preço muito acessível.
E falando em eventos, você pode realizar o seu no CCSP. Eu mesmo já participei de um evento no auditório. No site do Centro há uma lista com as áreas disponíveis para locação e seus respectivos valores.
Como chegar
Tenho certeza que você ficou com vontade de visitar o CCSP. Então, eu vou lhe dizer como chegar lá. A maneira mais fácil de chegar ao prédio é de metrô. O Centro Cultural fica ao lado do metrô Vergueiro.
Outra ótima maneira de ir até lá, é de bicicleta, pois há uma ciclovia que percorre boa parte da rua Vergueiro, e o Centro ainda disponibiliza várias vagas no bicicletário interno. Mas não se esqueça de utilizar correntes para a segurança da sua bicicleta. Ah! Um detalhe importantíssimo! O Centro Cultural São Paulo não possui estacionamento para carros. Portanto, prefira bicicleta, táxi ou transporte público.
Bom, pessoal, termino aqui mais um episódio do Brasil Com Ricardo, o melhor podcast para aprender português e cultura brasileira.
Obrigado por me ouvir e até o próximo episódio, sábado, às 20h, horário de Brasília. Até lá!
?Você pode seguir meu podcast no PodBean, Spotify ou Google Podcasts. Para baixar o arquivo em MP3, clique no ícone da seta para baixo localizado no player do áudio, no início desta página.
?♂️?♀️Envie sua sugestão de assunto, elogio ou crítica via Facebook ou Instagram
Vocabulário
Pavimento: floor, pavement
Obedecer: to obey
Oficinas: workshops
Cerca de: about, around
Fazer empréstimo de livros: to borrow books
Para se cadastrar: to register
Comprovante de endereço: proof of address, proof of residence
Pessoas com deficiência visual: visually impaired people
Ela reúne cerca de 5.000 títulos: it gathers about 5,000 titles
Frequentadores: goers
Gibis: o mesmo que revistas em quadrinhos
História em quadrinhos: comics
Toca-discos: turntable, record player
Ao ar livre: open-air; opendoors
Jardins suspensos: hanging gardens
Um preço muito acessível: a very affordable price
Eu mesmo já participei de um evento: I’’ve already attended an event myself
Para locação: for renting
Disponibilizam várias vagas no bicicletário: they provide several spots on the bike rack
Álbum de fotos no Pinterest:
https://br.pinterest.com/aboutbrazil/boards/
No link abaixo você encontrará informações sobre a Horta comunitária, a Oficina Mão na Roda (oficina de conserto de bicicleta), o Restaurante, a Loja Colaborativa Endossa, o Jardim Suspenso e Discoteca Oneyda Alvarenga:
http://centrocultural.pagina-oficial.ws/site/visite/