Olá! Aqui é Ricardo Filgueira, seu professor de português!
Hoje eu vou falar sobre um lugar incrível em São Paulo. Um lugar que, no mesmo espaço, reúne ciência, tecnologia, natureza e entretenimento. Quero te apresentar o Instituto Butantan!
Fundado em 1901, o Instituto Butantan é um importante centro de pesquisa relacionado à saúde pública, com importante atuação nas áreas de Biologia, Biomedicina, Biotecnologia e Farmacologia. O Butantan é uma instituição pública estadual, ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
o Instituto Butantan é famoso por sua produção de vacinas e soros contra toxinas de animais peçonhentos e microrganismos, sua produção inclui: vacina contra a gripe, hepatite, HPV, raiva, e soro antiescorpiônico, antiaracnídeo, antirrábico e antilonômico. Seus produtos fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e são enviados ao Ministério da Saúde, que os distribui de forma estratégica e gratuita à população.
Para você ter uma ideia da importância do Instituto para o Brasil, em 2019, das 65 milhões de doses de vacinas fornecidas para a campanha nacional de vacinação, 60 milhões foram fabricadas no Instituto.
O Instituto Butantan é um orgulho nacional. Ele é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo. Ele atua em parceria com diversas universidades e organizações, tais como o Instituto Pasteur, na França, o National Institutes of Health e Bill & Melinda Gates Foundation, nos Estados Unidos. Além disso, o Instituto colabora com missões científicas por meio da Organização Mundial e Panamericana de Saúde, Unicef e ONU.
Toda a estrutura do Instituto fica dentro de um parque, localizado no bairro do Butantã, na zona oeste de São Paulo, dentro de uma área de 750 mil m².
O Instituto Butantan não é apenas um centro de pesquisa biomédica, ele é também um ponto turístico. Lá você poderá visitar o Museu Biológico, o Museu de Microbiologia, o Museu Histórico, o Macacário e o Serpentário. Vou falar um pouco sobre cada um deles.
Museu de Microbiologia
O Museu de Microbiologia tem como missão estimular a curiosidade científica nos jovens e aproximar a cultura científica do público em geral por meio de suas exposições e ações educativas. Os visitantes podem fazer uma viagem interativa no mundo escondido dos microrganismos, através de equipamentos, e modelos gigantes tridimensionais de bactérias, vírus e protozoários.
Serpentário
O serpentário permite a observação de serpentes da fauna brasileira em um ambiente semelhante ao seu habitat.
Macacário
O macacário foi inaugurado em junho de 2019 para abrigar macacos da espécie Rhesus. O recinto contém vegetação e rochas simuladas similares às encontradas no país de origem, Índia. Essa é a única colônia de Rhesus do Brasil aberta à visitação pública.
Museu Histórico
O Museu Histórico é a reconstrução do local do primeiro laboratório da instituição, onde foram produzidos soros contra o surto da peste bubônica. Seu objetivo é resgatar a história dos trabalhos desenvolvidos na área de saúde no Brasil, apresentando diversos objetos históricos, como microscópios e fotos das antigas instalações. Muito interessante!
➡️ Notícias, cultura brasileira e dicas de português no Facebook
➡️ Minha rotina no Instagram
➡️ Imagens do Brasil e dicas de português no Pinterest
➡️ Cultura brasileira e aulas de português no YouTube
Museu Biológico
O Museu Biológico conta com uma exposição viva e permanente. Serpentes, aranhas, escorpiões, lagartos, anfíbios e insetos podem ser vistos bem de perto!
A exposição tem como objetivo apresentar animais vistos comumente como “assustadores” ou “nojentos” em seu contexto ambiental natural, ressaltando a importância dos diferentes organismos na manutenção dos ecossistemas.
Com certeza, o Museu Biológico é a grande atração. São mais de 50 espécies de répteis e artrópodes, entre serpentes e aranhas peçonhentas. A coleção é a mais completa do país e possui animais perigosos como a cascavel, jararaca e uma naja asiática.
No dia que eu visitei o museu, eu consegui gravar uma cena muito estranha e até um pouco nojenta. Parecia que uma cobra estava pondo um ovo, era uma coisa branca, mas ao mesmo tempo parecia cocô, não sei se cocô de cobra é branco, sei lá, muito estranho! Só um biólogo pra me dizer o que é isso. O vídeo está no meu site, assim como a transcrição deste áudio. Acesse www.portuguesdobrasil.com.br/brasilcomricardo e procure o episódio 13.
Uma dica: dentro do Museu Biológico há uma loja de souvenirs com itens bem bacanas, As crianças vão adorar! Portanto, já sabe, né? Se você levar seu filho, prepare o bolso!
Museu Emílio Ribas
Especializado na história da saúde pública, o museu possui um dos maiores acervos sobre a saúde do Brasil, composto por documentos textuais, iconográficos, sonoros, audiovisuais, objetos… São registros feitos do final do século XIX até a atualidade.
No momento da publicação deste episódio – fevereiro de 2020 – o Museu está em reforma, e a previsão é que ele seja reaberto em 2021.
O que significa a palavra butantan / butantã?
Eu já falei Butantan várias vezes neste episódio. Mas o que significa essa palavra? O nome Butantan é originário do Tupi-Guarani e quer dizer “terra muito dura”. Perceba que o bairro e o instituto butantã têm grafias diferentes (bairro Butantã, Instituto Butantan).
Mão na cobra
Agora é hora de falar sobre a “Mão na Cobra”. Mão na Cobra é uma atividade que permite o visitante ter contato direto com lagartos e serpentes não peçonhentas, sob a supervisão de biólogos. E quando eu digo ter contato, é manusear, tocar mesmo!
Eu participei da atividade e foi muito legal. Eu até publiquei um vídeo no Instagram mostrando como foi minha experiência. Essa não foi a primeira vez que segurei uma cobra. Acho que uns 5 anos atrás eu segurei uma jiboia, que era um bicho de estimação de um conhecido. Essa foto tá no meu site, dê uma olhada lá.
Ver essa foto no Instagram
A atividade “Mão na cobra” acontece às quintas-feiras, das 14h30 às 15h30, próximo à bilheteria. A atividade é gratuita e não é necessário fazer inscrição, basta entrar na fila. Mas atenção, por que a atividade é suspensa em dias de chuva e feriados.
Funcionamento
O parque funciona todos os dias das 7h às 18h e o estacionamento é gratuito.
Os museus funcionam de terça a domingo, das 9h às 16h:45. A entrada nos museus é paga e 1 ingresso permite a visitação nos 3 museus (Histórico, Biológico e de Microbiologia). Em alguns casos, o visitante tem direito à gratuidade, consulte o site do Instituto para saber mais.
Importante! Na bilheteria, eles não aceitam cartão de crédito nem de débito. Só aceitam dinheiro.
BIBLIOTECA
Com mais de um século de existência, a Biblioteca do Instituto Butantan é especializada nas áreas de toxinas, imunologia, biodiversidade e biotecnologia. Além disso, a biblioteca contém periódicos e uma seção de livros raros referentes às ciências de saúde. A biblioteca possui um acervo com aproximadamente 15 mil exemplares.
Um coisa bem interessante é que Biblioteca do Butantan tem livros encadernados com peles de cobra, porém, eles só podem ser manuseados pelos funcionários da biblioteca, e caso alguém precise consultar os textos, são oferecidos outros exemplares ou o acervo on-line.
Falando nisso, a consulta ao acervo pode ser feita no catálogo eletrônico, possibilitando o acesso às coleções digitalizadas, por meio da Biblioteca digital. Atenção, a biblioteca não é aberta à visitação, como acontece com os museus. Seu público-alvo é composto por pesquisadores e alunos.
Agora que sabe o que é o Instituto Butantan, só falta você visitá-lo. Mas, se você não puder ir lá, veja o meu álbum de fotos no pinterest.
Eu fico por aqui, preparando o próximo episódio do melhor podcast para aprender português e cultura brasileira.
Até a próxima!
?Você pode seguir meu podcast no PodBean, Spotify ou Google Podcasts. Para baixar o arquivo em MP3, clique no ícone da seta para baixo localizado no player do áudio, no início desta página.
?♂️?♀️Envie sua sugestão de assunto, elogio ou crítica via Facebook ou Instagram
Vocabulário
Reunir: to gather; to assemble
Atuação: acting
Uma instituição pública estadual, ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo: a state public institution, linked to the São Paulo State Health Secretariat
Vacinas e soros: vaccines and sera
Animais peçonhentos: poisonous animals
Antiescorpiônico, Antiaracnídeo, antirrábico e antilonômico: contra o veneno de escorpião; contra o veneno da aranha; contra a raiva; contra a toxina da taturana
Um orgulho: a pride
Ele atua em parceria com diversas universidades: It works in partnership with several universities
Por meio de: através de (Through)
Mundo escondido: hidden World
Recinto: enclosure
Surto da peste bubônica: outbreak of the bubonic plague
Contar com: to count on
Aranhas: spiders
Assustadores ou nojentos: scary or disgusting
Por ovo: to lay eggs
Cocô: poop; feces
Bacana: nice; cool
Bicho de estimação: pet
Um conhecido: an acquaintance
Basta entrar na fila: just get in line:
Gratuidade: qualidade do que é gratuito (free of charge)
Periódicos: feriodicals
Acervo: collection
Público-alvo: target audience