Kikito
O Festival de Gramado é um festival de cinema brasileiro, realizado anualmente desde 1973 no Palácio dos Festivais, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Desde sua 20ª edição (1992), inclui não apenas produções brasileiras, mas também filmes de origem latina.
Oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema (INC), o evento conquistou o título de um dos maiores do gênero no país e é hoje um espaço indispensável para a divulgação, discussão, crítica e incentivo à criação cinematográfica nacional.
O Festival acontece todos os anos no mês de agosto e tem como símbolo e prêmio o Kikito, que foi criado pela artesã Elisabeth Rosenfeld. Inicialmente, o Kikito, figura risonha, um “Deus do bom-humor”, com 33 centímetros de altura era o símbolo da cidade de Gramado, e apenas mais tarde tornou-se o troféu do festival. Muitas vezes referido erroneamente como “Kikito de Ouro”, o Kikito era confeccionado em madeira. A confusão se dá por referência a prêmios de outros festivais, como a Palma de Ouro de Cannes ou o Leão de Ouro de Veneza.
Atualmente, o prêmio é fabricado em bronze. Os principais prêmios do festival são:
- Melhor Filme
- Melhor Diretor
- Melhor Ator
- Melhor Atriz
- Melhor Ator Coadjuvante
- Melhor Atriz Coadjuvante
- Melhor Roteiro
- Melhor Edição
- Melhor Fotografia
- Melhor Canção Original
- Melhor Diretor de Arte
- Prêmio Especial do Júri
- Prêmio do Júri Popular