Transcrição do áudio
Repórter: mais de 420 aeronaves registradas. Dois mil e duzentos pousos e decolagens por dia, só na região da avenida Faria Lima, onde há alguns dos mais importantes escritórios da cidade. Por esses números, São Paulo subiu no ranking das capitais que mais têm helicópteros no mundo, e deixou para trás, Tóquio e Nova Iorque.
Muita gente imaginava que seria difícil ficar à frente da megalópole americana. Mas isso aconteceu no ano passado (2012) e foi anunciado nessa quarta-feira, na décima edição da LABACE, segunda maior feira de aviação executiva do mundo.
Mesmo quando São Paulo era considerada a terceira maior frota do mundo, o movimento de pousos e decolagens de helicópteros já superava os de Tóquio e Nova Iorque. Isso foi o que motivou o estudo e surpreendeu até quem mandou fazer a pesquisa.
O levantamento feito pela ABRAPHE (Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero), considerou frota e número de operações nas principais capitais mundiais.
Entrevistado 1: Isso veio cumbir (SIC) com o número muito alto de aeronaves hoje na cidade de São Paulo, que vem numa crescente de 20% nos últimos anos…
Repórter: outro motivo apontado para o crescimento desse mercado é o trânsito caótico de São Paulo. Muitas empresas optam pelo helicóptero para fechar negócios mais rapidamente.
Entrevistado 2: o dono de supermercado que vá visitar toda a sua rede numa região grande que possa fazer isso muito mais rápido do que com o carro ou quem quer se deslocar com segurança também, com… com problemas de segurança, transporte de valores. Mas tem também o mercado policial, que é um mercado muito importante, todos os estados brasileiros hoje têm helicóptero nas suas frotas é… pra segurança pública. Oh… também tem o mercado militar. Então tudo isso faz um conjunto de crescimento em vários setores.
Entrevistado 1: quanto mais tempo o empresário tem de… ao invés de ele conseguir fechar um negócio por dia, com o helicóptero ele vem a fechar dois, três negócios num dia ou numa semana, conseguindo esse movimento bem rápido.