Descubra o seu nível de fluência num idioma com o Quadro Europeu Comum de Referência

O Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) descreve o que os aprendizes de uma língua têm de aprender para serem capazes de comunicar nessa língua e quais os conhecimentos e capacidades que têm de desenvolver para serem eficazes na sua atuação.

Com ele o aluno pode medir seu progresso a cada etapa da aprendizagem e durante todo seu percurso de estudos, enumera os conhecimentos e as habilidades que eles devem adquirir para o uso eficaz do idioma. Outra grande vantagem do Quadro Europeu Comum de Referência é oferecer uma base comum para a elaboração de programas de idiomas, exames, manuais.

Ao fornecer uma base comum para a explicitação de objetivos, conteúdos e métodos, o QECR reforçará a transparência de cursos, programas, certificações e qualificações, promovendo a cooperação internacional na área das línguas vivas, além de facilitar a compreensão e o reconhecimento recíproco de certificações emitidas por diversas instituições e vários países que o adotam.

O QECR divide o conhecimento dos alunos em três categorias, cada uma com duas subdivisões:

FALANTE ELEMENTAR

A1 Iniciante

O aprendiz tem pouco ou nenhum conhecimento do idioma.

É capaz ler textos informativos simples e de responder a perguntas de forma limitada com “Sim” e “Não”.

É capaz de compreender o interlocutor se ele falar de forma lenta e cooperante.

A2 Básico

É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas a necessidades imediatas (ex.: informações pessoais, sua formação, compras etc)

Pode se comunicar de maneira simples em situações familiares que requerem troca de informações curtas e precisas.

 

 

FALANTE INDEPENDENTE

B1 Intermediário

É capaz de compreender assuntos do dia a dia usados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, quando é usada uma linguagem clara e formal;

É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo;

É capaz de produzir um discurso oral ou escrito de forma simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal;

Consegue opinar de maneira limitada sobre planos e discussões bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

B2 Intermediário Superior

É capaz de exprimir-se de modo claro e detalhado sobre uma grande variedade de assuntos. 

Consegue compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos.

Tem a habilidade de produzir textos claros sobre diversos temas.  

É capaz de se comunicar com certo grau de espontaneidade e de ficar à vontade com falantes nativos. 

 

 

FALANTE PROFICIENTE

C1 Avançado

É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos.

É capaz de se expressar de forma espontânea, clara e bem estruturada sobre temas complexos.

É capaz de usar a língua de modo eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais.

C2 Avançado Superior

É capaz de compreender sem esforço praticamente tudo o que ouve ou lê.

É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente.

É capaz de se expressar espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, conseguindo distinguir variações sutis de significado em situações complexas.

É capaz de se expressar tão bem quanto faria em sua língua materna, com pouca ou nenhuma hesitação.