O Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) descreve o que os aprendizes de uma língua têm de aprender para serem capazes de comunicar nessa língua e quais os conhecimentos e capacidades que têm de desenvolver para serem eficazes na sua atuação.
Com ele o aluno pode medir seu progresso a cada etapa da aprendizagem e durante todo seu percurso de estudos, enumera os conhecimentos e as habilidades que eles devem adquirir para o uso eficaz do idioma. Outra grande vantagem do Quadro Europeu Comum de Referência é oferecer uma base comum para a elaboração de programas de idiomas, exames, manuais.
Ao fornecer uma base comum para a explicitação de objetivos, conteúdos e métodos, o QECR reforçará a transparência de cursos, programas, certificações e qualificações, promovendo a cooperação internacional na área das línguas vivas, além de facilitar a compreensão e o reconhecimento recíproco de certificações emitidas por diversas instituições e vários países que o adotam.
O QECR divide o conhecimento dos alunos em três categorias, cada uma com duas subdivisões:
FALANTE ELEMENTAR
A1 Iniciante
O aprendiz tem pouco ou nenhum conhecimento do idioma.
É capaz ler textos informativos simples e de responder a perguntas de forma limitada com “Sim” e “Não”.
É capaz de compreender o interlocutor se ele falar de forma lenta e cooperante.
A2 Básico
É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas a necessidades imediatas (ex.: informações pessoais, sua formação, compras etc)
Pode se comunicar de maneira simples em situações familiares que requerem troca de informações curtas e precisas.
FALANTE INDEPENDENTE
B1 Intermediário
É capaz de compreender assuntos do dia a dia usados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, quando é usada uma linguagem clara e formal;
É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo;
É capaz de produzir um discurso oral ou escrito de forma simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal;
Consegue opinar de maneira limitada sobre planos e discussões bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.
B2 Intermediário Superior
É capaz de exprimir-se de modo claro e detalhado sobre uma grande variedade de assuntos.
Consegue compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos.
Tem a habilidade de produzir textos claros sobre diversos temas.
É capaz de se comunicar com certo grau de espontaneidade e de ficar à vontade com falantes nativos.
FALANTE PROFICIENTE
C1 Avançado
É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos.
É capaz de se expressar de forma espontânea, clara e bem estruturada sobre temas complexos.
É capaz de usar a língua de modo eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais.
C2 Avançado Superior
É capaz de compreender sem esforço praticamente tudo o que ouve ou lê.
É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente.
É capaz de se expressar espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, conseguindo distinguir variações sutis de significado em situações complexas.
É capaz de se expressar tão bem quanto faria em sua língua materna, com pouca ou nenhuma hesitação.