O açaizeiro, como é chamada a árvore do açaí, apresenta frutas pequenas e redondas, de cor roxa escura. Ele pode ser encontrado na Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil, nos estados do Amazonas, Pará, Acre, Amapá e Maranhão, onde também é chamado de juçara.
Seu consumo é feito somente após processamento, pois o sabor do fruto puro não é tão agradável e apresenta pouca parte comestível. Porém, suas propriedades nutricionais, superam esses pequenos inconvenientes.
O açaí possui efeito antioxidante, tônico, energético, entre outros, sendo indicado principalmente na prevenção de doenças cardíacas e derrames. Devido a seus inúmeros nutrientes, capazes de suprir quase todas as necessidades do corpo humano, o açaí é atualmente referido como superalimento. Ele contém elevada taxa de vitamina E, possui fibras, proteínas, cálcio e vitamina B1, além de ser rico em ferro.
Se não bastassem todos esses benefícios, o açaí ainda pode ser usado como afrodisíaco. De acordo com os nativos da região amazônica, ele é ótimo para casais com dificuldades em engravidar, bem como homens com problemas de impotência.
Vocabulário
Derrame (cerebral) – hemorragia cerebral.
Referir – citar, mencionar.
Afrodisíaco – alimento que aumenta o desejo sexual.
Impotência (sexual) – incapacidade de o homem iniciar ou manter uma ereção.